Tuesday 9 February 2010

Telejornais

Vejo poucos telejornais (estou fora do país) mas sempre que vejo constato um hábito pouco recomendável nas peças jornalísticas: incluem declarações de Sócrates mas não incluem as perguntas. Isto é mau jornalismo e é inadmissível. Não o fazem só a José Sócrates, mas quando se trata dele é certo e sabido. Acontece que os espectadores tem o direito de saber qual foi a pergunta exacta que foi feita, bem como o tempo que intermediou a pergunta e a resposta dada. Lembram-se do célebre calculo do "PIB" de Guterres? Pois o tempo que medeia não releva só nestes casos caricatos. Só tendo o contexto do diálogo estabelecido é que se percebe se Sócrates responde ou não à pergunta colocada e como o faz.

Se bem me lembro, no tempo de Santana Lopes era normal ver peças jornalísticas que se resumem a um jornalista a perseguir um político que diz entre sorrisos "não tenho comentários, obrigado, tenham um bom dia"!

Quer os políticos falem, quer calem, é preciso informar o espectador cabalmente do contexto em que o fizeram. Não se vê na televisão um jornalista dirigir perguntas incisivas ao PM. Apenas aparecem as respostas de Sócrates. Isto não pode ser. Tirem tempo ao futebol, tirem tempo ao que quiserem, mas informem com alguma dignidade, por favor.